Esses dias eu estava mexendo em umas pastas de documentos do meu pai e encontrei um livro, um livro do autor Max Lucado, intitulado “Dias melhores virão”. Pela fama do autor e por já ter lido um livro dele, resolvi ler mais esse. Li o primeiro capitulo e dei uma pausa (eu sempre faço isso, e muitas vezes nem volto a ler novamente) por causa do final do ano, muita coisa pra resolver, é Natal, é Ano Novo, muita correria né? E só hoje (dia 27/01/2012) consegui retomar a leitura, li mais um capitulo hoje, terminei o n° 2 “O grande amor de Deus”. Até ia continuar lendo, mas precisei parar para escrever sobre ele. Me fez pensar bastante!
Um versículo em especial o autor destaca, Romanos 8:35. Mas não o escreve no livro, então eu fui procurar na Bíblia, já que tenho certo problema em lembrar onde estão escritos quais versículos. E esse é um dos motivos que posso ver o agir de Deus na minha vida: há algum tempo eu venho refletindo –sem sucesso – sobre este versículo cantado em uma canção, já o conhecia de ouvir pregações sobre ele, mas nunca o tinha lido no Livro. Max assim que diz o versículo da reflexão (citado a cima) começa a fazer vários questionamentos, porém antes pergunta: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8:31). Então farei a mesma coisa com você, por favor, pare alguns instantes e reflita sobre a frase ‘Deus é por nós’, quatro palavras e quatro impactantes e diferentes reflexões. Diga com diferentes ênfases:
“DEUS é por nós”
“Deus É por nós”
“Deus é POR nós”
“Deus é por NÓS”
A que conclusão você chegou? Bom, eu cheguei a conclusão que... quem é por nós? Deus! O criador de tudo que existe, que conhecemos e desconhecemos, um ser soberano e que pode todas as coisas que quiser porque Ele é Deus. E o que Ele faz? Ele é por nós. Não era, não vai ser, não foi, não será, talvez, quem sabe, Ele é e ponto final, Ele é agora, neste segundo, enquanto você está lendo estas frases Ele zela por você, neste segundo Ele se preocupa com o que irá acontecer com você, neste segundo Ele te ama. “Então quer dizer que Deus só me ama enquanto eu leio esse texto?!” Bom, só cabe a você pensar um pouco... pare de ler! Vá até a cozinha, coma alguma coisa, tome um copo de água ou faça algo do tipo, e pense, se lembre dessa frase “Neste segundo Ele me ama”, não importa onde você estiver, essa frase sempre vai ser presente, sempre vai estar no presente. Mas o presente é relativo, quando eu digo “A”; o ato de eu dizer é no presente, mas agora já está no passado, porque já aconteceu, eu já falei. Pode ser que a frase “Neste segundo Ele te ama” tenha sido dita neste texto pela 1° vez há mais ou menos um minuto atrás, mas se lida de novo agora terá o mesmo afeito, o mesmo significado. Porque o amor tudo suporta, é misericordioso, e as misericórdias do Senhor se renovam dia após dia, nunca acaba.
Sempre nos preocupamos com o que não temos certeza se irá acontecer, isso é fato. Quando acontece algo inesperado perguntamos “O que você está fazendo, Deus?”, não somos capazes de entender, não somos capazes de ver o amor de Deus por nós e às vezes chegamos até a pensar se o Seu amor é o mesmo quando estou louvando ou quando estou murmurando, quando estou adorando ou quando estou com a língua tão afiada que seria capaz de cortar uma pedra ao meio, quando eu estou feliz pelas bênçãos ou quando faço um comentário maldoso, será que o amor de Deus é o mesmo?
Imagine uma pessoa que você ame demais, sua mãe por exemplo (ou talvez seu pai, pode ser também), alguma vez ela já brigou com você por algo que você não fez? Acredito que sim né, bom pelo menos comigo isso já aconteceu, na hora ficamos irados (não negue!), mas aos poucos passa, talvez você não concorde com algumas atitudes dela ou não entenda o porquê de ela fazer ‘tais’ coisas, mas independente disso ainda a ama não é? Já brigaram? Aposto que sim, mas ainda assim continuam se falando e se amando por mais que seu orgulho não te permita admitir você sabe aí no fundo do seu coração que você a ama. Assim também é Deus, por mais que às vezes fique magoado com coisas que você faz, Ele ainda o ama! Alguns filhos param de conversar com a mãe por motivos banais (ou não), mas acho muito improvável que mesmo assim a mãe deixe de amar o filho (a)... mas independente disso, assim diz o Senhor “Pode uma mãe esquecer-se do filho que mama? Todavia ainda, que algo tão difícil aconteça Eu jamais me esquecerei de Ti!” (Isaías 49:15). A Palavra diz que o amor de Deus só pode ser comparado ao de uma mãe e ainda assim seria maior... todas aquelas vezes que você discutiu, brigou, chateou, desobedeceu, irritou ou se esqueceu da sua mãe, ela continuou te amando, e continuará te amando independente disso.
Muitas pessoas cresceram sem um referencial de pai, por diversos motivos, talvez um divórcio, morte, ou por não ter sido aceito (a); ou talvez você seja como eu que mesmo tendo um pai em casa que nunca deixou nada nos faltar ainda assim foi ausente na sua criação por diversos motivos que sempre achou mais importante que você; mas Deus quer ser o seu pai, aquele pai que não te ofende por errar, mas diz ‘arrependa-se de todo o seu coração e estarei aqui te amando’, Ele quer ser o pai que te ajuda e que quer o seu amor por Ele acima de tudo, quem é que diz “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jeremias 33:3) se não o próprio Deus!? Não digo para que permitas que Deus te ame, porque isso Ele já faz, e como eu sei? Porque Ele nasceu, cresceu, sofreu tudo que um ser humano sofre – você já pensou que Jesus, na adolescência talvez possa ter se apaixonado por uma garota? A Bíblia não nos relata se sim nem se não, Ele foi humano, foi homem, sem pecado! Mas amar não é pecado não é mesmo?! Em minha opinião acho isso meio improvável, mas não podemos desconsiderar a hipótese. Ele escolheu sofrer para morrer puro! – independente de qual seja o sofrimento, angustia, dor, dor! Jesus teve em resfriado? Com certeza, quem nunca teve um resfriado na vida? Digo para que você deixe, permita que o amor de Deus entre na sua vida. Porque quem tem amor no coração é alegre, não é uma pessoa amarga, mas quem tem o amor de Deus no coração é feliz! “Porque o amor é forte como a morte” (Cânticos 8:6)
Ah! A humanidade não sabe o que é amor! E isso eu já constatei há muito tempo! Quando falamos em amor, o mundo pensa no amor de um homem por uma mulher ou vice-versa. Mas o amor não é só isso, é a compaixão, é o perdão, amizade, fidelidade, compreensão, maturidade! Eu amo meus amigos e sou fiel a eles, os escuto e os ajudo no que for preciso, mas isso não impede que eu ame meu irmão de sangue. Amor não é singular, não é exclusivo, ele não tem frescura, e – pelo amor de Deus gente! – amor não dói! O que faz doer é a deficiência de algo neste relacionamento. Muitas pessoas reclamam por causa de um amor não correspondido (notaram que nisso já caiu no amor homem/mulher?) e por quê? Porque há uma deficiência de algo, se “B” amasse “A” e “A” amasse “B” não haveria problema certo? Então escolha amar de outra forma, se há deficiência de alguma coisa que não venha de você, em primeiro, ore, peça respostas de Deus e se não for isso mesmo, escolha amá-lo (a) de outra
forma. Você tem controle sobre sua vida, sobre suas decisões, sendo assim decida amar de outra forma, do mesmo jeito que podemos aprender a amar, também podemos aprender a amar de outra forma. Você deve estar pensando que eu sou fria, falando desse jeito, né? Mas eu também já sofri por amor, hoje eu sei que foi idiotice, mas realmente doeu, e não foi por pouco tempo, mas um dia, quando estava cansada de ser escrava dos meus sentimentos decidi que nunca mais (ênfase no ‘nunca’) eu iria chorar/sofrer por um amor que não fosse o de Deus! Por que pelo amor de Deus por mim vale a pena sofrer.
“Eu” posso amar mil pessoas, mas também posso amar só uma. Deus manda amarmos nosso próximo como a nós mesmos, mas você já pensou em quantos ‘próximos’ já passaram pela sua vida? Mil talvez? E você os amou? Sim? Não? Não sei, eu posso dizer que não amei todos que passaram em minha vida, e isso é uma falha, grande que eu tenho. Mas algo que há algum tempo venho conseguindo administrar dentro de mim é uma frase que ouvi de um pregador: “Nós podemos escolher quem iremos amar” e pra glória do meu Senhor isso vem dando certo, e eu escolhi amar todos que passam pela minha vida, e quando amamos queremos o melhor pra pessoa amada e você sabe qual é o melhor presente que você pode dar pra alguém? Acertou quem pensou ‘Jesus’!
- Mas ele (a) não quer nem saber quando eu falo em Jesus!
Então comece a mostrar Jesus em você, como Ele bom, como você é feliz com Ele, que tudo que você tem foi Ele que te deu,... mas olha, nada de mostrar fanatismo! Isso só vai afastar a pessoa ainda mais de Jesus! E saiba de uma coisa, Jesus veio ao mundo amando todos (TODOS) mas mesmo assim, Ele não morreu por todos, morreu por quem o amou, quem o ama e quem ainda o amará como ‘tudo’ na vida, Ele sabe o futuro, Ele te viu aí, sentado nessa cadeira, nessa cama, no seu quarto ou nessa sala e mesmo sabendo que ainda que haja muito a ser transformado em você, também pensou que aqueles acoites valeriam a pena.
Ele veio ao mundo amando todos, morreu por muitos, a maioria o rejeitou e ainda o rejeita, e você? Quer ser parte dos amados do criador do universo? Da noiva que em breve vai morar junto ao Rei de eternidade a eternidade desfrutando de coisas que nem olhos viram e nem ouvidos ouviram, tudo isso além da gloriosa presença do amado da sua alma? E você não vai querer dividir isso com quem você ama?
Precisamos rever nossos conceitos de amor...
Para meditar: "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8:35-39)
Ps.: Algumas frases escritas neste texto foram tiradas do livro "O Grande amor de Deus" (Max Lucado)
Isabella ∞
Romanos é um dos livros que mais gosto de ler, ele renova as nossas forças, é um livro de 'regras' para o cristão. O Espirito Santo já falou comigo várias vezes com versículos de Romanos, e este que você citou é um dos meus preferidos, resume tudo o que precisamos saber no meio de uma tribulação, pois independente de qualquer coisa, de qualquer situação Deus vai sempre estar conosco, porque Ele é grande e misericordioso e o Seu amor dura para sempre !
ResponderExcluirAmém!! É isso mesmo! Deus é o melhor e está conosco mesmo que não o possamos ver.
ResponderExcluirDeus tem o melhor pra nós!
Deus abençoe!
Ótimo texto, estou lendo Romanos, é muita sabedoria de Paulo...
ResponderExcluirDeus abençoe muitão
Romanos é mto bom!!
ResponderExcluiramém!!!!!!
Romanos é mto bom!!
ResponderExcluiramém!!!!!!